Tomada de atitude faz parte da busca pela felicidade



Muitas vezes as pessoas não entendem o porquê das queixas de alguém. Podem existir vários motivos por de trás de uma queixa, de um ataque de raiva ou até mesmo por de trás do que é considerado “mimimi”. É necessário sempre olhar para o que precedeu a reclamação de alguém. A grande realidade é que muitas vezes

essas manifestações de raiva são reflexos de uma insatisfação referente a um abuso de gentilezas, por exemplo.

O ataque de raiva acontece geralmente quando nós aceitamos fazer algo contra a nossa real vontade e com isso vamos acumulando aquela insatisfação até que chega um momento em que decidimos imediatamente manifestar o nosso descontentamento. Já o “mimimi” é quando não falamos sobre nossa insatisfação, nem pacífica, nem raivosamente, e com isso ficamos resmungando, mas ao mesmo tempo aceitando a situação.

Sabemos que a reclamação em excesso faz mal para si e para o ambiente, porém demonstrar nossa insatisfação às vezes é necessário. Aprender a dizer “Não” é um primeiro passo para equilibrar nosso temperamento. Se algo nos faz mal, não tem porque continuar fazendo.


Muitas pessoas, não enxergam que seus pedidos são abusivos, portanto é necessário que você indique a elas quando não se sentir a vontade ou apto para ajudá-las. Você deve agradar quem te faz bem, quem que não te faça se sentir usado, essas pessoas sim merecem a sua dedicação. Às vezes não se trata de uma pessoa ruim, mas ela não percebe que pequenas atitudes dela fazem com que você se sinta acumulado e com raiva. Não só para a situação descrita, mas para qualquer situação que queiramos que mude é preciso a ação.


Fortalecer o lado espiritual é necessário e também nos ajuda a afastar pessoas ou situações que não são do nosso agrado. Porém não adianta somente orar, mentalizar e meditar, é necessário agir e buscar a mudança, seja de alguém que abuse da sua boa vontade ou de algo que você não se contenta, afinal, não existe problema que não tenha solução.